quinta-feira, 18 de março de 2010

Kibori (Kokuji)

Hoje, variando um pouco de assunto e deixando o origami em stand by, resolvi falar sobre Kibori, também chamado de Kokuji. Não sei muita coisa sobre essa forma de arte, pois fiz apenas duas aulas, mas é uma atividade interessante, relaxante, que se aproxima da escultura em madeira.


Esse é o meu primeiro Kibori. Feito em duas aulas (aproximadamente 8 horas), com materiais emprestados pela minha madrinha e pelo meu primo Claudio, kanji escrito pelo sensei e pintado com "tintas" do Kenjinkai.

Algumas explicações: Kenjinkai é uma associação relacionada a uma respectiva província do Japão. A aulas são ministradas na Associação Centro Social Ibaraki do Brasil, que seria o Kenjinkai da província de Ibaraki. Minha relação com a província de Ibaraki é que meu avô materno é natural de lá. "Tintas" está entre parênteses porque não sei se realmente são tintas, ou outro produto utilizado para dar cor à madeira.

O tema principal do Kibori são os kanjis (isolados ou formando palavras) e levam a assinatura do autor. Ainda não tenho muito conhecimento sobre Kibori para montar um texto explicativo sobre essa atividade, e não encontrei muita informação na internet. Receio que a maior parte da bibliografia sobre o assunto seja em japonês, o que dificulta o entendimento (pois é, não entendo o idioma mesmo sendo descendente, sei apenas algumas palavras). O que posso dizer é que experimentei e estou gostando. Assim que tiver mais informações ou mais fotos voltarei a postar sobre Kibori. Até mais...

quinta-feira, 11 de março de 2010

Mega Wedding Post III

Terceiro post da série. E esse foi um dos motivos da minha longa ausência no blog. Um momento muito importante na minha vida e da Aline (agora minha esposa), e posso dizer que o origami nos fez companhia durante todo o período de preparativos, até o final da festa.


Esse é o modelo do convite que fizemos. Envelope feito com um papel A4 preto texturizado brilhante 180g, enfeitado com uma Rosa Kawasaki vermelha brilhante e uma folha verde brilhante (ambos papéis 120g), fechado com fita voil.

O crédito da foto é de uma grande colaboradora, que nos deu uma super ajuda nas dobras das rosas, mas que preferiu ficar anônima. O interior do convite foi feito com papel branco brilhante impresso a laser em preto. Dentro do convite também ia um mapa impresso em papel vegetal 145g Arjo Wiggins.


* * * * *


A série de fotos a abaixo foram feitas pelos profissionais da Gerson Filho Fotovideoconceito. Foram os responsáveis pela filmagem e pelas fotos do casamento. Site: http://gersonfilho2.tempsite.ws/index.htm.


Essse é o topo de bolo. Ele ainda vai aparecer bastante neste post. Um casal de beija-flores apaixonados, pairando sobre um lírio dourado, cercado por rosas vermelhas e folhas verdes.


Modelo do beija-flor de Robert Lang, dobrados com papel branco brilhante (o mesmo do interior do convite). Noiva com seu véu decorado com brilhantes, levando na ponta de sua asa, um singelo bouquet com uma solitária rosa vermelha. Noivo com cartola de papel preto texturizado brilhante, com detalhe em fita prateada e gravata feita com fita preta.


Mesa do bolo e doces. Composição feita pela equipe da Kássia Decorações, responsável pela decoração do salão.


A lembrancinha: caixa "Tomoko Fuse" dobrada com papel branco texturizado brilhante, decorada com a mesma rosa e folha do convite.


A mesma composição de rosa e folha foi utilizada para enfeitar os bem-casados da Ana Cristina Bem-Casados, que já vieram com os origamis colados; só precisamos enviá-los pelo correio. Super eficientes.


A montagem da mesa das lembrancinhas e dos bem-casados foi executada explendorosamente pelo pessoal do Buffet Center, local da festa (www.buffetcenter.com.br).


Detalhe do pulso da noiva: Rosa Kawasaki Branca.


Imitando os beija-flores!!




Nada como fotos profissionais.


* * * * *


As fotos a seguir foram tiradas pelo pessoal da Euphoria Eventos e Produções (www.euphoriaeventos.com.br), que cuidou das músicas, do telão, das luzes e dos efeitos especiais da festa. Como poderão ver, eles gostaram bastante do topo de bolo...hehe...









Detalhe sobre o topo de bolo: base feita com isopor revestido com papel branco brilhante. Dentro do lírio e fixado na base, uma estrutura de acrílico para dar sustentação aos beija-flores.


* * * * *


Os créditos da sequência de fotos abaixo é de uma grande amiga da faculdade e de profissão: Arqª. Mariana Akiko Iwanaga.





Muito legal esse ângulo da foto.


Esse também!






Grande abraço Mari!!


* * * * *


A seguir, duas fotos do Sr. Breno Takamine, outro apaixonado por origami e fotografia.



Até mais...

quarta-feira, 10 de março de 2010

Mega Wedding Post II

Segundo post da série "Mega Wedding Post", dessa vez os origamis foram feitos para o casamento de uma prima muito querida. O pacote incluía convites, lembrancinhas e o topo de bolo.
O tema principal dos origamis foi o tsuru, e as cores utilizadas foram o verde escuro com brilho dourado, o dourado e o branco brilhante.


Para o convite, foi utilizado um papel A4 verde, fechado com um laço dourado, enfeitado com um tsuru branco brilhante. A parte interna foi feita com papel dourado, com impressão preta a laser. Tags e convites individuais também feitos com papel dourado e impressão a laser.

Nas lembranças, caixas e tampas montadas com módulos feitos com papéis verde escuros e dourados, com as cores alteradas. Na tampa, um casal de tsurus se beijando simboliza a união do novo casal (tsurus em branco brilhante).

Um "close" do beijo apaixonado.


Aqui as lembrancinhas expostas na saída do salão, à disposição dos convidados.


* * * * *

Os créditos das fotos a seguir são da Julieta Vinhas, que foi a fotógrafa do evento. O site dela é: http://www.julietavinhas.fot.br/ (ela é de São José dos Campos). Não vale comparar a qualidade das fotos dela com as anteriores, que foram tiradas com celular!!

Aqui podemos ver melhor as lembrancinhas na festa. Nada como fotos profissionais!!


Aqui o topo de bolo. Dois cisnes se beijando e vestidos à carater; ele muito elegante com sua cartola feita com papel preto brilhante texturizado e fita prateada; ela extremamente romântica e encantadora com seu véu de brilhos dourados e coroa dourada.
Base de isopor revestido com papel metálico verde escuro e lírios e folhas branco brilhantes ao redor dos noivos.



Uma linda composição do topo de bolo com o bouquet. Até mais....

quarta-feira, 3 de março de 2010

Idéia para Páscoa!!

Aproveitando que a próxima data comemorativa é a Páscoa, vou publicar algumas fotos antigas mas que têm muito a ver com este dia.

Preciso procurar os nomes certos dos materiais, mas vou tentar descrevê-los para que vocês possam ter uma idéia melhor de como eles são, já que as fotos foram tiradas com um celular e não estão muito boas.

Caixa feita com papel brilhante, com um certo tom dourado. A tampa foi feita com papel preto brilhante texturizado (esse papel é muito bonito!!). Coelhos, lírios e folhas feitos com papel Majorca 120g.

Nesta foto dá pra ver melhor o brilho do papel preto.

Outro ângulo da caixa.

A caixa foi forrada com um tule e dentro dela foram colocados bombons. Pra quem confecciona produtos de chocolate para a Páscoa, é uma forma de personalizar ainda mais os seus produtos. Espero que tenham gostado. Até mais...