domingo, 5 de janeiro de 2014

1º Workshop Kirigami & Origami

No dia 9 de novembro de 2013, participamos do 1º Workshop Kirigami & Origami, realizado em São Paulo, com oficinas ministradas por duas palestrantes que são referências no Brasil, em seus campos de atuação: Naomi Uezu e Mari Kanegae.




Quando se fala em kirigami, é impossível não se deparar com o nome de Naomi Uezu. É só digitar "kirigami" no Google para confirmar o que estou dizendo. Dirigindo o Atelier Naomi Uezu, ela trabalha com kirigami desde que teve contato com a técnica no Japão, quando, segundo ela mesma, decidiu: "transformar a minha vida em pedacinhos de papel!"
Fonte: www.kirigami.com.br


Fonte: www.kirigami.com.br

Professora de origami e kiriê da Aliança Cultural Brasil-Japão, após sua formatura na faculdade, Mari Kanegae voltou seu interesse para a cultura japonesa, com destaque para o origami, aplicando a técnica das dobraduras no ensino de educação artística. Aprimorou seus conhecimentos em origami no Japão e participou de diversos eventos internacionais. Autora e co-autora de livros de origami, ela coordena o Atelier Kamiarte, onde também ministra aulas de origami e kiriê. E como ela mesma afirma sobre o origami: "Para mim é uma filosofia de vida. [...] É um meio de comunicação, de expressão e valorização da vida."
Fontes:www.kamiarte.com.br
origamix-origamix.blogspot.com.br/2010/11/entrevista-com-mari-kanegae.html



Fonte: www.kamiarte.com.br

Sobre o evento:
O workshop foi dividido em três períodos de oficinas. Porém, antes de iniciar as atividades, fomos brindados com um café de recepção maravilhoso, à beira da piscina do Hotel Golden Tulip Belas Artes. Depois de bem alimentados, cadastros realizados e kits de materiais recebidos, botamos as mãos na massa, ou melhor, nos papéis e estiletes.

1º período de oficinas: kirigami sobre o Natal


A primeira atividade foi um cartão com a palavra paz, onde aprendemos um pouco sobre as gramaturas dos papéis, e a melhor forma de utilizá-los.


Cartão feito com a técnica 180º, papéis colorplus de gramaturas 120 e 180g.


Mais um cartão, agora utilizando a técnica 90º, na vertical. Esse cartão não utiliza cola. O interior é encaixado no cartão externo pelos recortes feitos nos cantos.


Essa atividade também serviu para conhecermos o Decor Rush: uma ferramenta parecida com as fitas corretivas, mas que servem para decorar cartões, cadernos, agendas, etc...


Na atividade seguinte, uma árvore de natal que pode ser utilizada como enfeite de porta, pendurada na árvore de natal, etc...como sua imaginação mandar.


Uma amostra de que o kirigami não se resume a cartões, e que existe a possibilidade de utlizar outros materiais além do papel: os fios dourados que saem do topo da árvore, e que prendem os item decorativos dão um charme especial ao kirigami.

Intervalo para o almoço para nos prepararmos para o

2º período de oficina: kirigami de peças decorativas


Outra possibilidade de criação com o kirigami: quadros. Podemos criar quadros de maternidade, para presentear em ocasiões especiais, ou mesmo para decoração. Vale ressaltar que esta atividade era de livre criação. Foi fornecido um molde pela equipe da Naomi Uezu, mas podíamos escolher se o utilizaríamos ou não. Surgiram vários quadros muito interessantes.


Nessa atividade montamos essa estrela, que pode ser utilizada para compor um móbile, pendurada como enfeite de árvore de natal.

Mais um intervalo. Novamente à beira da piscina, coffe break muito bom em um ambiente muito legal.

3º período de oficinas: Origami


A primeira atividade foi dobrar e montar essa guirlanda.


A base é formada por 8 módulos encaixados. A vela e o laço são colados para formar a guirlanda.


O segundo origami foi essa estrela. Ou será que é uma mandala? É um origami modular, também formado por 8 módulos, que são colados para compor a forma final. A sugestão de uso é como quadro decorativo. O padrão degradê do papel utilizado dá esse efeito que propicia um toque especial ao origami.


E a última oficina foi mais um origami modular, que no final forma essa flor. Mais uma vez montamos um quadro decorativo bem colorido; o primeiro passo para criações sem limites, até onde a imaginação e a criatividade nos levar.


E depois desse dia corrido mas muito agradável, divertido e instrutivo, ainda recebemos nossos certificados de participação, que mostramos com muito orgulho e felicidade, como prova de que fizemos parte do 1º Workshop Kirigami & Origami. Recomendamos para quem quiser participar e esperamos poder participar do próximo. Até mais.

Nenhum comentário: